O Guia Completo do Dropshipping

Dropshipping, dropshipping…dropshipping. Essa é uma palavra que gera muitas dúvidas, ao mesmo tempo que deixa muita gente eufórica e com vontade de empreender.

Entenda o que é dropshipping Bom, então nada mais justo do que começarmos esse texto falando rapidamente sobre a própria palavra em si. O termo dropshipping nasceu da junção de 2 palavras: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como remessa. Essas palavras não te dizem muita coisa? A verdade é que nem precisam. Não vamos ficar aqui nos aprofundando nessa conversa etimológica. Vamos ao que nos interessa: a prática, que é mais simples do que a própria palavra.

O Dropshipping é uma modalidade de e-commerce em que (falando em linhas gerais) o vendedor deixa as questões de entrega e estoque dos produtos por conta de outra empresa. Então podemos chamá-lo de um setor de revenda? Sim! Porém, existem algumas particularidades que precisam da nossa atenção.

Embora possa parecer algo novo, se você parar pra pensar bem, canais de TV e até algumas estações de rádio já usavam o dropshipping, mas como modelo de gestão de logística, oferecendo em suas programações produtos que podiam ser comprados pelo telefone.

A mecânica do Dropshipping

Como foi dito anteriormente, com o dropshipping, o seu e-commerce faz a venda do produto e envia a ordem do pedido para o fornecedor parceiro. É ele quem vai enviar o item para o seu cliente em nome da sua loja. Mas não vá pensando que você está livre de qualquer responsabilidade, hein? Conversaremos mais sobre o seu papel adiante.

Em suma, o passo-a-passo de um dropshipping é o seguinte:

  1. Você, enquanto a loja virtual que vai revender, vai importar a lista de produtos do fornecedor;
  2. O seu cliente vai realizar o pedido do produto no seu e-commerce ou em um anúncio seu que estiver em uma plataforma de Marketplace;
  3. Você vai enviar a ordem de compra do produto para o fornecedor;
  4. O fornecedor enviará o produto para o seu cliente.

Parece muito simples, não?

Dropshipping, crise e nova economia

Nós podemos analisar a popularidade do Dropshipping sob as mais diversas perspectivas. No entanto, vamos dar uma atenção aqui ao delicado cenário instalado. Como a iminência de uma crise econômica e a medida de isolamento social favoreceram esse tipo de negócio digital?

Com as relações No Touch se tornando uma questão de segurança sanitária em combate à Pandemia de Covid-19, houve uma ascensão acelerada do que vamos chamar aqui de Nova Economia. Esta, por sua vez, é caracterizada pela digitalização dos setores e virtualização dos atendimentos. Nesse contexto, e sem surpresa alguma, o setor de e-commerce foi favorecido como um todo, independentemente da sua modalidade.

A lógica é simples: o aumento no número de compras online intensificou o comércio eletrônico e, por conseguinte, também as vendas em suas subcategorias de atuação. E é dentro destas subcategorias que a modalidade de dropshipping se encaixa.

Mas podemos olhar sob uma perspectiva ainda mais delicada: a da crise. Períodos como esse que estamos vivendo apresentam um padrão já conhecido: a economia não vai bem e, ao passo que a demanda por trabalho diminui, o número de demissões aumenta e a renda disponível das famílias é parcialmente ou completamente comprometida. É uma bola de neve! E são momentos como esses que fazem com que muitas pessoas enxerguem no empreendedorismo uma oportunidade de fonte de renda. Mas não estamos falando aqui sobre qualquer empreendedorismo, certo? Estamos falando sobre empreendimentos que não exijam um alto investimento inicial e nem uma estrutura física robusta para lidar com estoque, atendimento ao cliente e marketing.

Nesse sentido, é óbvio que o Dropshipping parece uma boa oportunidade e de fato é, mas precisamos, como em todos os demais modelos de negócio, agir com cautela. Há muitos gurus que vendem essa modalidade de e-com como o próprio paraíso na terra, mas ela tem suas desvantagens também. É o que mostraremos para você nos próximos tópicos.

As vantagens do dropshipping

As vantagens e desvantagens do dropshipping

Hora de colocar os prós e os contras em cima da mesa. Afinal, você precisa saber sobre qual terreno está pisando ou pretende pisar, independemente da sua escolha de setor. Vamos começar pelo doce gosto dos aspectos positivos dessa modalidade de e-com.

As vantagens de fazer dropshipping

  • É um modelo de negócio de baixo risco;
  • É um modelo de negócio digital que pode ser tocado de qualquer lugar do mundo;
  • Existe um leque enorme de produtos que podem ser vendidos;
  • Você terá mais tempo e recurso para escalar seu negócio;
  • Não exige um investimento inicial alto.

E agora não menos importante..

As desvantagens de fazer dropshipping

  • Você terá um menor ou quase nenhum controle de marca;
  • As margens de lucro do Dropshipping podem ser menores se comparadas às das outras modalidade de e-com;
  • A concorrência em alguns nichos do dropshipping pode ser bastante alta;
  • Problemas de comunicação entre varejista e fornecedor são comuns.

Como começar um negócio dropshipping?

Colocou todos os prós e os contras na ponta da caneta e chegou à conclusão de que o dropshipping é o melhor modelo de negócio online para você nesse momento? Ótimo! É bom saber que você entende que todo empreendimento apresenta as suas dificuldades.

Então vamos começar a trabalhar de forma mais minuciosa com os processos que envolvem a criação de um e-commerce desse tipo.

Como fazer dropshipping em 6 passos

Existem questões básicas sobre as quais você deve pensar antes de abrir um dropshipping. Como em uma loja física – embora não tão complicado quanto – há um caminho que você deve seguir para montar o seu negócio. Então, atenção ao passo a passo.

1. Escolha o que vender

Nada de escolher produtos de forma aleatória. Fazer um estudo de produto é importante para obter uma boa margem de lucro. Elenque possíveis produtos checando se são lucrativos e se as perspectivas de mercado sobre eles são boas.

Para isso você pode usar ferramentas como o Google Trends, onde você pode verificar quais nichos estão, por exemplo, em ascensão. Contudo, lembre-se também que o seu negócio online vai te exigir investimento de tempo, parte do seu dia será destinado para o gerenciamento dessa loja. Por isso, não cometa o erro de começar a trabalhar em nichos com os quais não mantém nenhuma afinidade. Caso contrário, a sua experiência enquanto empreendedor poderá ter um início amargo.

Fazer dropshipping com o Aliexpress

2. Escolha o fornecedor

Essa é uma das etapas mais importantes, pois é o momento em que você vai escolher o seu parceiro de negócios. Certifique-se de que o fornecedor não vai ser um problema para o seu empreendimento a longo prazo. Pesquise histórico, avaliações e opiniões sobre os demais parceiros desse fornecedor dentro da comunidade.

3. Garanta um nome de Domínio

Para onde os clientes deverão ir quando quiserem comprar o seu produto? Esse é o papel do domínio, ele é o seu endereço na internet. Ex: ir ao endereço meucarrovoador.com.br para comprar um carro voador.

Se preocupe em fazer um domínio fácil de ser lembrado. Nesse sentido, você terá que encontrar uma linha tênue entre o simples e o impactante. Nada fácil, né? Não mesmo, porque não basta ter um bom nome, ele também precisa estar disponível. Afinal, alguém pode já ter construído uma loja naquele endereço interessante que você pensou.

Você pode verificar se o seu domínio está disponível utilizando ferramentas de checagem como a Hostinger.

4. Crie sua loja online

Para criar uma loja online, o seu próximo passo será escolher em qual plataforma de comércio eletrônico ela será construída. Se o domínio é o seu endereço, a plataforma equivale ao terreno onde você vai levantar a sua loja. E normalmente esse terreno será alugado.

Uma plataforma de e-commerce é um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento da sua loja virtual e também para a visualização da sua loja na internet. É através da plataforma de e-commerce que você adiciona produtos, por exemplo.

Se a sua intenção for usar uma das melhores plataformas de e-com, você provavelmente vai ter que escolher um plano e pagar uma mensalidade, mas calma… existem alguns bem acessíveis. Confira uma lista com as melhores plataformas de e-commerce lendo o nosso artigo O Guia Completo do e-Commerce.

5. Configure as opções de pagamento

Essa é uma das etapas mais importantes na hora de estruturar o seu dropshipping. Você com certeza não vai querer ter nenhuma dor de cabeça referente a pagamento. São as piores! Mas para facilitar a sua vida, bem como existem as plataformas onde você pode estruturar a loja, é também muito fácil de encontrar processadores de pagamento, como o PayPal e o Pagseguro.

Esses processadores são ferramentas digitais que recebem os dados de pagamento do seu cliente, contratam as empresas de cartão de crédito e bancos, processam o pagamento e confirmam que você pode liberar pedido.

6. Organize sua loja

Achando trabalhoso até aqui? Ora, você precisa se movimentar para ganhar dinheiro e ainda vai fazer isso sem se preocupar com aluguel de uma loja física. Tá ruim?

Para organizar a sua loja virtual, você pode começar com passos simples que é escolher o tema do site, inserir a logo, criar algumas páginas base (sobre a sua loja e contato, por exemplo) e algumas categorias para ir arrumando os seus produtos nas “prateleiras” certas.

Dropshipping no Shopify

5. Faça o marketing do seu dropshipping

Comece identificando o que você está tentando oferecer. Quais “dores” você quer resolver? Quais são os problemas do seu público-alvo e como o seu produto irá resolvê-los? Você precisa pensar no valor que esse produto vai ter para o seu cliente antes de investir tempo e dinheiro em marketing.

Ao setar bem o público-alvo da sua loja, você conseguirá direcionar os recursos para quem realmente tem potencial de compra. Por isso, estude e faça análises, a fim de chegar em um perfil de cliente no qual você vai se basear. Isso mesmo, se basear. Dentro de um público-alvo você também encontrará particularidades e ignorar isso é ruim.

De qualquer forma, só depois de saber quem você deve atrair é que você vai se empenhar em buscar saber como atrair. E é nesse momento que começamos a falar sobre uma das principais fontes de sucesso do seu empreendimento: o Marketing Digital.

Uma das principais estratégias de MKT…

Para começar a alavancar o seu e-commerce de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar para gerar tráfego, você deve começar a fazer o SEO da sua loja online.

A estratégia de Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Pesquisa, é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Confira mais sobre essa técnica lendo o nosso artigo O Guia Completo do e-Commerce.

Outras maneiras de divulgar sua loja virtual de dropshipping

Além de SEO, existem outras inúmeras estratégias mais técnicas de Marketing, mas agora vamos conversar sobre maneiras mais simples de gerar tráfego. As estratégias a seguir exigem pouco ou nenhum conhecimento especializado.

O benefício das Redes Sociais

Não é surpresa para ninguém que a maneira mais barata de divulgar a sua loja é investindo em relacionamento. E quando falamos sobre relacionamento na internet pensamos logo em… acertou quem disse Redes Sociais. São realmente ótimas opções, não somente para gerar tráfego pago como também orgânico.

Ao investir parte do seu tempo nas redes sociais, você poderá alcançar pessoas que não estão na sua lista de contatos, captar novos clientes. Isso vai acontecer no momento em que você começar a se conectar com seu público-alvo através dos interesses em comum. É aquela velha história de promover a identificação.

A galera de casa

Parece simples, mas muita gente negligencia o poder dos “chegados”. A verdade é que ainda não há Marketing melhor do que a recomendação e quem poderá recomendar o seu dropshipping, numa etapa inicial do negócio, se não os seus amigos e familiares?

Por isso, nada de vergonha. Divulgar seu e-commerce para conhecidos é mais fácil e barato. Isso porque você pode usar tanto seus perfis pessoais na internet quanto os da loja. Aproveite até os grupos de família e amigos no WhatsApp!

WhatsApp

Falando em WhatsApp, também se trata de uma rede social e merece uma atenção especial da gente. Com milhões de usuários ativos só em território nacional, o whatsapp é uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade do negócio e vender mais! Você pode preparar textos curtos e objetivos divulgando o seu dropshipping e enviar para a sua lista de contatos.

Não se esqueça do link, pois é a partir dele que será possível entrar no seu site ou anúncio de forma simples e rápida.

Listas de transmissão

Outra forma de você conseguir gerar tráfego pelo “zap” é fazendo uma lista de transmissão para enviar mensagens individuais para várias pessoas ao mesmo tempo. Já estava preocupado com isso, né?

Crise suas listas de transmissão com base no gosto do seu público para não correr o risco de chateá-los. Inclusive, este é um recurso que deve ser dosado. Não seja chato.

Grupos

Criou sua lista de transmissão? Agora é hora de enviar mensagens nos grupos do WhatsApp. Sempre tem aquele grupo de família, amigos, faculdade, trabalho, não é mesmo? Os veja como oportunidades.

Há também a possibilidade de criar grupos voltados para ofertas especiais, convidando pessoas que já mostraram interesse na sua loja. Você pode trabalhar em cima da ideia de “exclusividade” e construir um ambiente focado em oportunidades de vendas com clientes em potencial. Só tenha atenção para não se confundir entre os diferentes grupos!

Marketing para dropshippingAnúncios no Instagram

Assim como no bom e velho Facebook, você também pode impulsionar publicações no Instagram. Seus objetivos podem ser alcance, visibilidade, conversão e outros vários. Embora o anúncio possa ser feito pela própria plataforma, aconselhamos fazer pelo Gerenciador de Negócios do Facebook, onde você pode ter acesso à configurações mais minuciosas sobre seu ads.

Os impulsionamentos feitos vão gerar anúncios que aparecerão no feed e/ou stories dos usuários com o perfil selecionado por você.

Falando em story, não subestime essa ferramenta. O poder de alcance dos stories é um das maiores vantagens hoje no Instagram, mesmo de forma orgânica.

Dropshipping vs Marketing de Afiliados

Após saber um pouco sobre a prática, as vantagens e desvantagens do dropshipping – e espero que você não tenha desanimado – hora de esclarecer uma diferença que confunde a cabeça de algumas pessoas. Marketing de afiliados é o mesmo que dropshipping?

Bom, ambos podem parecer bastante semelhantes, mas contam com diferenças importantes. Uma delas é que, diferentemente do marketing de afiliados, um dropshipping não parece um dropshipping. Ficou confuso? Calma que vai tudo se esclarecer.

O que queremos dizer é que no dropshipping não há necessidade de mencionar em qual modalidade o seu negócio está funcionando durante o processo de venda. O cliente não compra do fornecedor, ele compra de você, da sua marca. Não há redirecionamento para um outro site, uma outra loja ou coisa do tipo. E isso é muito bom porque agrega credibilidade a sua marca e não distancia o cliente dela (levando-o para outro lugar, por exemplo)

Outro ponto interessante para ser citado aqui – principalmente para dropshippers – é que  o lucro no dropshipping costuma ser maior do que o do marketing de afiliados. Seguindo uma lógica da revenda, na qual nós trabalhamos com o método de precificação chamado de “preço-chave” e não com comissão sobre produto vendido, como é o caso do marketing de afiliados.

O preço-chave

Usar esse método significa vender o produto por 2x o valor que você paga aos fabricantes. Trata-se de uma das convenções mais comuns e tradicionais de revenda e é sempre bom lembrar que dropshipping, embora funcione online, não deixa de ser um setor de revenda.

Então dropshipping dá Dinheiro? Como lucrar com o dropshipping?

Talvez você ainda esteja com essa dúvida na cabeça. Então vamos abordar um pouco mais sobre o assunto dinheiro. O quão rentável pode ser o dropshipping? Quais são as suas alternativas de precificação?

Bom, a falta de necessidade de um capital inicial alto e a necessidade zero de inventário físico fazem do dropshipping um modelo de negócio atraente e lucrativo aos olhos dos empreendedores. Mas será mesmo essa coca-cola toda? Pois então comecemos pelos principais problemas de rentabilidade do e-commerce em dropshipping. Afinal, você precisa estar ciente.

1. Preço de Dropship

Os fornecedores costumam operar com dois tipos de preços: o de atacado e o de dropship. O problema é que este último normalmente é mais alto do que o primeiro. O que pode fazer com que o seu produto fique mais caro do que aquele ofertado pela concorrência dos grandes varejistas.

2. Descontos

Tomando o ponto anterior como gancho, precisamos deixar claro que com os preços de dropship, oferecer descontos competitivos é um pouco mais difícil. Isso pode reduzir as suas alternativas de aumento de vendas.

3. Mercado saturado

O baixo investimento inicial é tudo de bom, mas trás um ponto negativo. Afinal, conforme o modelo de negócio parece atraente e atrai cada vez mais vendedores, os preços tendem a ser pressionados para baixo, para que se mantenham competitivos. Isso pode deixar a sua margem cada vez mais apertada.

4. Frete grátis

Atrai clientes? Atrai. Mas e sua margem, como fica? Com os preços de dropship, pode ser difícil oferecer frete grátis. Seguimos aqui a mesma lógica da problemática aponta no ponto 2.

5.Taxas alfandegárias

Os pedidos internacionais atrairão impostos e taxas alfandegárias que aumentarão ainda mais o já elevado preço de dropship, o que pode afetar sua capacidade de gerar lucro.

Como você pôde ver, o preço foi uma variável na qual batemos bastante. Logo, vamos explorá-la um pouco mais.

Dropshipping dá dinheiro?Como definir o preço do seu serviço de dropshipping?

Ou, em vias de fato, como fazer com que o seu negócio digital seja lucrativo? Bem, como você já deve ter imaginado, neste modelo de e-commerce você lucra usando técnicas de majoração em seus preços. Ou seja, vender por um valor maior do que o cobrado pelo fornecedor. Para não ficar com uma margem de lucro muito apertada, você deve levar em conta os seguintes aspectos na hora de decidir os preços:

1. Tipo de produto vendido

Dependendo do setor em que o seu negócio digital atuar, é necessário estipular uma margem de lucro específica. Ou seja, é necessário avaliar a categoria.

Por exemplo: enquanto os eletrônicos são comercializados em maior quantidade com uma margem de lucro mais baixa, os produtos decorativos são vendidos em menor densidade e com margens de lucro maiores.

2. Considerar Gastos

Você já entendeu que calcular o lucro no modelo de e-com dropshipping é relativamente simples, certo? Basta subtrair o valor vendido pelo que for cobrado pelo fornecedor. Contudo, para evitar prejuízos você deverá olhar de uma forma mais atenta aos custos na hora de considerá-los. Entenda:

2.1. Custos com frete

Os custos de envio para o cliente devem ser considerados em uma loja virtual. A solução encontrada por muito varejistas para oferecer o frete gratuito foi  a de adicionar, completo ou parcialmente, ao valor do produto o custo do frete e anunciar ao cliente o envio gratuito.

É uma forma de atrair os clientes. Contudo, cuidado para não ser injusto e trabalhar com um preço que espante o seu consumidor em potencial. Porque assim não vai adiantar de nada. Cabe a você analisar em quais produtos essa estratégia é ou não viável.

2.2. De olho nos descontos

Conceder descontos é uma estratégia importante para atrair clientes? Claro! Mas considerando o preço já baixo de alguns produtos, isso pode ser um “tiro pela culatra”. Não ofereça descontos sem verificar a sua margem de lucro.

2.3. Custos de devolução

“No site era uma coisa, mas quando chegou era outra”. Essa é ou não uma das maiores reclamações de quem consome nos negócios digitais? E obviamente o dropshipping não está fora desse tipo de situação. Por isso, você precisa encontrar uma maneira de não levar prejuízo com as devoluções. Isso pode ser feito repassando esse gasto para as suas vendas de forma não abusiva ou cobrando pela devolução.

Mas falando sério, a melhor solução mesmo é avaliar bem o produto e a reputação do fornecedor. Repassar custos ou cobrar pela devolução podem até te poupar de prejuízos diretos, mas não anulam a má experiência do seu cliente. Pior, costumam aumentar o descontentamento.

3. Estratégias de precificação

Você pode adotar uma estratégia de precificação padronizada. Conheça um pouco mais sobre algumas delas abaixo.

3.1 Reajuste fixo do custo

É uma estratégia em que é adicionada uma margem de lucro predefinida para venda de seus produtos, em geral.

3.2. Reajuste escalonado do custo

É normalmente implementada quando o vendedor possui diversos itens disponíveis e com diferentes preços. O que você vai fazer será adicionar uma maior margem de lucro aos itens mais baratos e reduzir a margem nos produtos mais caros.

3.3 Preço de varejo sugerido pelo fabricante

É a maneira mais usada pelos vendedores iniciantes. Utilizando os valores sugeridos, é possível garantir que o preço não está muito acima dos preços empregados no mercado ou muito abaixo, fazendo com que o produto seja competitivo e, ao mesmo tempo, lhe traga um lucro satisfatório. Conforme você for pegando o jeito, vai reajustando.

3.4 Dropshipping psicológico

Essa estratégia não é adotada somente por empreendedores de dropshipping, como também pelos demais varejistas. Ela ocorre quando o varejista atribui um determinado valor que, psicologicamente para o cliente, é considerado inferior. Um exemplo é definir um produto por R$ 9,99 em vez de utilizar R$ 10,00. Manjada, né?

A verdade é que não há uma estratégia de preços perfeita, que seja o manual exato do lucro certo. Você vai ter que considerar os custos e eles mudam de empreendimento digital para empreendimento digital. Por isso, você deve pensar quanto custa para executar o SEU negócio. Quanto custa para comprar o SEU produto e como contabilizar as demais despesas? As estratégias padronizadas que citamos aqui podem até mostrar o caminho pelos tijolos amarelos, mas o jornada, Alice, é toda sua.

Qual produto devo vender na minha loja online?

Uma grande diversidade de setores e inúmeras possibilidades de produtos. Essa é a realidade do setor de e-commerce e a escolha do que vender não é tão simples o quanto parece. Até porque se trata não apenas de uma decisão objetiva que exige estudo de mercado, mas também de uma questão subjetiva, pois exige que você se conheça. Afinal, trabalhar com um área com a qual você não tem nenhuma familiaridade, nem tão pouco se interessa em ter, pode transformar o seu empreendimento num total “tiro no escuro”.

Quer saber mais sobre como escolher o produto certo para o seu negócio digital? Confira tudo no nosso Guia Completo do Ecommerce.

Para Quem o Dropshipping é Recomendado em 2020?

Depois de saber um pouco mais sobre essa modalidade do Ecom cheia de prós e de contras, você deve estar se perguntando se é realmente uma boa ideia, se esse tipo de negócio é pra você e mais, dado o atual cenário econômico, este é o perfil de empreendimento certo?

Então, para te auxiliar nessa reflexão, montamos um quadro com diferenças básicas entre o perfil que se encaixa e aquele que não se encaixa. Seja sincero ao analisar o quadro e a sua realidade.

Perfil que se enquadra

  • Empreendedores que Estão Testando Possibilidades
  • Empreendedores com Pouco Capital Inicial
  • Iniciantes no Mundo de Negócios Online
  • Para quem quer Vender Muitos Produtos Diferentes Online

Perfil que não se encaixa

  • Empreendedores Focados em Margens Altas
  • Empreendedores Focados na Marca e No Branding de Sua Marca
  • Empreendedores com Pouca Experiência Com Marketing Digital

Erros no dropshippingQuais erros você não deve cometer no Dropshipping?

O erro faz parte do empreendedorismo. Porque a melhora de processos já conhecidos faz parte do empreendedorismo e não existe melhora sem a constatação de um erro. Essa é a verdade e aqui repudiamos conto de fadas e glamourização. Para empreender você tem sim que ser corajoso e estar disposto a enfrentar intempéries.

Mas é claro que a experiência de alguns é a lição de outros. Por isso, você vai ler neste tópico 3 erros dos quais você pode fugir antes de remediá-los.

1. Buscar apenas itens na moda

O problema em se fazer de produtos na moda o seu foco, é que você vai acabar indo de nicho em nicho enquanto os persegue e isso não é bom. O dinheiro e o tempo investidos no dropshipping são limitados, o mais vantajoso é encontrar um bom nicho e focar para explorá-lo e alavancá-lo. Você não precisa mudar de nicho para expandir receita.

2. Não se preparar antes de fazer anúncios

Imagine fazer um anúncio daqueles que te deixam na certeza do sucesso e o efeito for justamente o contrário? A sensação é horrível, né? Mas o pior ainda é descobrir que você perdeu de fazer vendas não porque o ads não gerou tráfego para dentro da sua loja, não porque a pessoas não se interessaram pelo seu produto, mas sim porque o seu fornecedor não tinha o estoque do produto.

Portanto, antes de investir em anúncios, verifique se tudo está certo para atender aos pedidos dos seus clientes.

3. Ampliar com fornecedores de serviços ruins

Crescer é bom se você crescer certo. O crescimento no que se diz o aumento do volume de vendas, a expansão do leque de produtos da sua loja, baseado em relações cheias de problemas com fornecedores, é um crescimento que tende a ter um resultado catastrófico: a sua empresa quebrando.

Você pode até pensar em fazer negócio com vários fornecedores, mas a um certo nível isso compromete a experiência do seu cliente. Comprar vários produtos numa mesma loja e receber várias encomendas, distribuídas e dias diferentes pode prejudicar a confiança na sua marca.

3.1 Devoluções e trocas no dropshipping

Que nem tudo são flores você já entendeu. Por isso, partir de boa e velha premissa de que se prevenir é melhor do que remediar é a estratégia mais inteligente a ser adotada em qualquer negócio online. Deixa eu te explicar melhor..

Embora o processo de retorno e/ou estorno fique por conta do fornecedor, o cliente entra em contato com o seu e-commerce. Ao longo de todo o processo o fornecedor é invisível para o consumidor (cliente final). Para ele, desde o momento da compra até o recebimento do produto, só existe a sua loja virtual.

Nesse sentido, para não se “queimar” está na escolha dos parceiros. Encontre fornecedores comprometidos, que realmente compactuam com as políticas do site. Pesquise histórico e pense em aspectos como frete, privacidade, troca e devolução, estorno, etc.

Acho que aqui eu precisamos deixar claro que a intenção de tópicos como esse não é a de te desestimular, mas de te fazer ciente. A nossa missão é construir uma comunidade de empreendedores não só sonhadores (sim, é importante sonhar), mas também preparados para lidar com as mais diversas intempéries.

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