O que é Marketing Digital? Por que sua empresa Precisa dele?

Marketing Digital é o nome dado às atividades realizadas online, por um empresa ou pessoa, cujos objetivos principais são a promoção da marca, a criação de uma identidade e a construção de um relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Entre as principais estratégias de marketing digital, podemos citar: os sites, blogs, Social Media (Facebook, Instagram, Twitter, etc) e o E-mail marketing.

E por que a sua empresa PRECISA disso?

marketing digital para o seu negócioBom, para responder essa pergunta, a Vasta listou 5 motivos que mostram o por que o Marketing Digital é uma boa estratégia para a sua empresa.

Vamos Lá?!

1- O seu cliente já está online. A sua empresa também está?

A internet nos ofereceu praticidade e um mar de possibilidades e nós aceitamos de braços abertos. Hoje a usamos para tudo: desde a simplicidade de um tutorial sobre como preparar o mingau do bebê, à complexidade do desenvolvimento de um aplicativo. Ficou difícil imaginar a vida sem ela.  

A naturalização da internet em nossas rotinas, somada ao ritmo apressado da sociedade moderna, gerou uma mudança de perfil em duas frentes importantes no mercado:

  • De um lado, uma geração de clientes mais exigentes e imediatistas. Um perfil de consumidor que “quer, quer muito, quer agora e quer o melhor”;  
  • Do outro, um setor empresarial que deve não somente oferecer um produto de qualidade em tempo hábil, mas também se destacar em meio ao oceano de anúncios apresentados ao consumidor durante a sua jornada.

Nesse sentido, tornam-se comuns situações como a do seguinte exemplo:

Você é dono de uma pizzaria situada no centro da cidade de Townsville e oferece o serviço de entrega a domicílio. Rita, uma estudante de engenharia elétrica de 20 anos de idade, mora na região periférica da mesma cidade e está com vontade de comer uma pizza. Cansada, ela não quer sair de casa e acessa a internet para buscar uma pizzaria que ofereça um serviço de delivery.

O que vai acontecer se a sua pizzaria não tiver um planejamento de Marketing Digital? Simples, a Rita vai encontrar a concorrência. É o jogo do novo mercado.

2- Efeito girassol: na direção certa

O potencial de alcance na internet já é conhecido e confirmado. |Mas se é algo tentador anunciar para uma multidão com muita facilidade, deve ser irresistível, anunciar para a multidão certa e atingir o perfil de consumidor correto para o seu produto. Esse é o trabalho do Marketing Digital: encontrar quem realmente quer comprar.

Quem anuncia para todo mundo não anuncia para ninguém. Com o marketing digital você conhece melhor o seu público e se especializa na comunicação diretamente com quem consome o seu produto (ou serviço). Assim você concentra as suas forças e o seu dinheiro em ações que realmente vão trazer retorno. É econômico e certeiro.

3- Marca amiga: ganhe em interatividade

Se o marketing tradicional vende o produto, o marketing digital faz um pouco diferente: vende o produto focando nas necessidades e experiências do cliente antes, durante e após a compra (a jornada).

Sem propagandas mecânicas e pobres de design e conteúdo, seu cliente quer se identificar, responder, perguntar e ver retorno. Na internet, interagir, opinar, “achar legal” e compartilhar são coisas muito simples de serem feitas, alguns cliques já bastam É nesse sentido de interatividade que a sua marca passa a ganhar identidade e familiarização.

Imagine a sua marca tão próxima do seu público quanto a Coca-Cola é de todos nós. Imagine as pessoas falarem sobre o seu produto com tanta naturalidade que parecem estar falando de uma tia? É a magia do marketing de qualidade.

o marketing digital é mensurável4- Análise em tempo real

Uma grande vantagem em optar pelo marketing digital é a possibilidade de análise e mensuração de anúncios veiculados e campanhas publicitárias em tempo real. Diferente, por exemplo, de uma ação publicitária focada em panfletos, em que há um investimento de tempo e dinheiro, mas que você não tem como saber a quantidade de pessoas que realmente leram e se engajaram.

Na internet, a existência de métricas de desempenho, tais como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC), permitem a análise em tempo real. Isso viabiliza a constância na aplicação de mudanças para melhorar a estratégia. O que significa sobretudo economia de recursos financeiros.

5- Oportunidade de custo-benefício

O marketing digital é eficiente, ideal para aproximar cliente e marca, possibilita a mensuração da eficiência quase que imediata do que está sendo aplicado e não é caro. Nesse sentido, pode ser a oportunidade de empresas pequenas fazerem campanhas de alta qualidade, alcançando maior reconhecimento.

Marketing Digital é com a Vasta!

Quer começar a pensar o marketing digital da sua empresa, mas não sabe como? A Vasta te ajuda nessa! Especializada em desenvolver ações de marketing voltadas para web, a Vasta cuida da imagem do seu negócio e da presença digital da sua marca. A partir de uma parceria horizontal, construída em cima de conversas e registros de experiências que nos vão garantir o conhecimento real sobre a sua empresa.

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