Internet das Coisas: entenda o que é e como funciona

Imagine que você saiu de casa às pressas para não perder o metrô. No caminho para o trabalho, você se dá conta de que deixou a luz do quarto ligada. E agora? Você irá se preocupar porque a luz vai ficar ligada por mais de 10 horas até o seu expediente acabar?!

Na realidade ideal deste artigo, a resposta é não, você não vai esperar por 10 horas. O sistema de iluminação da sua casa está ligado à uma rede de dados que o permite desligar a luz do quarto usando um aplicativo no celular. Isso é internet das coisas, mas não só.

Conceito e Funcionamento da IoT

O termo Internet of Things ou, em português, “Internet das coisas”, se mostra muito volátil quanto ao seu significado. Contudo, podemos definir a IoT como um processo (e os dispositivos desse processo) de conectar coisas, principalmente à internet, usando hardwares e programação. Em suma, coisas conectadas a uma rede, onde dados são coletados e processados em prol de alguma operação/aplicação.

IoT é estabelecer conexão entre o físico e o virtual de maneira mais prática e assertiva. Pode ser usada tanto para a captação de dados operacionais de sensores remotos em plataformas de petróleo, quanto para sistemas de produtos conectados à rede, como um o aparelho de som Bluetooth no carro.

Os Benefícios da Internet das Coisas

O que é a Internet das Coisas?Monitoramento de bebê, capacete com gps e “Alexa, apaga as luzes do quarto?”.  Sim, é verdade que comodidade é uns dos principais benefícios proporcionados pela IoT. No entanto, para além do conforto e da segurança de nossas casas, o que a Internet das Coisas pode trazer de bom para as nossas empresas?

Buscando responder essa pergunta, a Vasta listou algumas vantagens de se adotar as soluções IoT na sua empresa.

1-Dados mais inteligentes

Com a IoT nós temos dispositivos mais inteligentes, capazes de coletar dados mais precisos, rastrear e registrar padrões de comportamento do consumidor. Desta forma, você aprende com as informações, faz recomendações de produtos específicos e customiza pesquisas de maneira inovadora. Ou seja, dados mais eficazes, permitem que a sua empresa construa estratégias de melhoria de serviço/produto e de marketing mais eficientes.

2-Gerenciamento de inventário facilitado

Conecte equipamentos, dispositivos e produtos à uma mesma rede! O gerenciamento de inventário e o rastreamento da sua empresa se tornarão tão fáceis que você nem terá que pensar nisso. Receba instantaneamente os números de atualizações e os acesse sempre que quiser.

3-Eficiência e produtividade

Faça mais em menos tempo! O desenvolvimento da IoT proporciona a gratificação instantânea, o gerenciamento e análise de dados, favorecendo a produtividade e a eficiência. Você sentirá como se precisasse de menos pessoas na sua equipe, podendo remanejar membros para novas áreas de atuação e expandir sua empresa.

4-Trabalhar de casa

Você pode ser o tipo de empresário(a) impecável, que abraça e leva a empresa para o almoço, mas não se engane, um dia você terá que faltar ao trabalho.

Quando a tecnologia IoT é comum e todos os dispositivos de uma empresa são gerenciáveis em uma rede, o home office é mais eficiente. Com um smartphone ou um tablet e uma conexão com a Internet, você pode gerenciar toda uma linha de produção ou uma loja inteira.

Infraestrutura e Custo da Internet das Coisas

A internet das Coisas melhora a qualidade de nossas vidas e permite um funcionamento mais eficiente dentro das empresas que a adotam. Não é atoa que nos referimos a ela como “soluções em IoT”. Contudo, levando em consideração a necessidade de conectividade de rede, sensores/entradas de captura e capacidades computacionais no dispositivo e/ou “back end”, criar um produto IoT é caro?

Principais fatores por trás dos custos de desenvolvimento do produto IoT

Quanto custa uma solução IoT?O sistema Internet das Coisas é construído em três níveis: hardware, infraestrutura e aplicações. Vamos estudar cada uma delas separadamente.

Hardware

É um dos principais passos, posto que a construção do gadget real equivale a quase de 80% dos custos totais da solução IoT.

Quer um exemplo? Imagine a construção de uma solução IoT complexa para sua casa, nível filme hollywoodiano com: câmeras, fechaduras inteligentes, sensores de movimento, geladeira que faz compra sozinha e muitos outros. Para tirar do papel esses dispositivos, você teria que investir milhões. Não se assuste, esse é um exemplo que vai muito além da maioria dos projetos básicos e focados de IoT. 

Infraestrutura

A infraestrutura IoT é dividida em três componentes:

  • Middleware

A grande maioria dos gadgets existentes hoje não foram projetados para se conectar à internet ou se comunicarem uns com os outros. E é nesse sentido que entra o Middleware: um programa de computador que permite a conexão entre os sensores inteligentes e a camada de aplicação.

  • Rede

Para que a solução IoT funcione corretamente, você precisa de infraestrutura de rede sem fio, altamente escalável, conexões de alta velocidade e baixa latência.

  • Infraestrutura baseada em nuvem ou data center

Tratam-se de soluções de armazenamento e determinados softwares que reduzem gigabytes de dados brutos para o que é realmente importante.

A Vasta auxilia seu projeto IoT

Quer oferecer um produto conectado? Quer construir um branding inovador? Quer inovar o seu setor a partir de um projeto simples de IoT? Com a Vasta você pode negociar o desenvolvimento de uma aplicação personalizada para o seu produto/serviço e aprender mais sobre essas novas possibilidades de desenvolvimento.

 

Voltar